Conceito

  • Órgão auxiliar da Justiça, nomeado quando a guarda e/ou a conservação de bens sejam necessárias como no caso de penhora de faturamento, penhora da empresa, disputas societárias, falências e recuperação judicial;

  • Poderá ser exercida por qualquer pessoa natural idônea;

  • Deve ser profissional com conhecimento técnico especializado na matéria e experiência suficientes para desempenhar as atribuições definidas na Lei, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas, contador ou pessoa jurídica especializada.

Nomeação Brasil X Estados Unidos

Papel e objetivos

O objetivo do processo de da falência é preservar e otimizar o patrimônio pertencente à massa falida – inclusive os intangíveis da empresa.

Todos os esforços devem ser feitos para arrecadar os bens da falida onde quer que estejam, bem como avaliar e vendê-los pelo melhor preço.

RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Falência

Fiscalização

GESTÃO DA MASSA FALIDA

Atores

Atribuições do Administrador Judicial

Que na visão dos magistrados podem ser mais bem desempenhadas por contadores.

Atribuições do Administrador Judicial

Citadas por quantidade menor de magistrados como podendo ser mais bem desempenhadas por contadores.

Conclusão

O bom andamento do processo falimentar dependerá em grande parte da dedicação do administrador judicial que será nomeado pelo juiz.

Autora

Cibele Renault
Milton Campos — 8º Período

Graduada em Administração pela PUC/MG (1987) e graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade Milton Campos. Foco de atuação em contabilidade integrada em ERP, sendo a construção civil o ramo de maior atuação.

Faculdade Milton Campos