Debêntures
São títulos colocadas no mercado pelas empresas para o investidor, é um direito de crédito, remunerado por meio de juros pré, ou pós fixados, ou até mesmo híbridas, ou seja, possuem as duas formas de remuneração, são títulos de renda fixa. Não foi especificado pelo BDMG, no Relatório das Demonstrações Financeiras 2019, quais os tipos de debêntures que compõem sua carteira.
Por se tratar de um título de renda fixa é tributada pelo IOF, conforme a Tabela 2 e pelo IR, conforme Tabela 1, normalmente são de longo prazo, mas são regidas de acordo com o constante em sua emissão.
Vale ressaltar que existem as debêntures incentivadas, títulos emitidos por companhias ou por sociedade de propósito específico para financiar investimentos, especialmente em áreas prioritárias para o Governo Federal; oferecem isenção de imposto de renda sobre seus rendimentos para investidores pessoas físicas e não residentes, desde que preencham os requisitos legais para receberem tal incentivo tributário.
Commodities
São produtos que funcionam como matéria-prima. Eles, geralmente, são produzidos em larga escala e podem ser estocados sem perder a qualidade. Dessa forma, o mercado de commodities tem seus preços definidos pela oferta e procura desses materiais primários. O BDMG também não especificou quais são as commodities que compõem sua carteira, sendo assim apresentamos os tipos mais populares: agrícolas, minerais, ambientais e financeiras. São negociadas nas bolsas de valores e, portanto, possuem característica de renda variável, tributado como tal.